A Federação Familiar persegue valores básicos como liberdade, amor, verdade, unidade, casamento, família, criatividade, igualdade, honestidade e altruísmo.

Hoje, existem muitas ameaças a esses valores. Um grande problema é uma cultura materialista baseada no sexo livre, que tem um efeito muito destrutivo sobre a família, a instituição mais importante da sociedade. Os valores que fortalecem a família devem ocupar uma posição central.

Hoje, o indivíduo e os seus direitos estão no centro. É, no entanto, a família a chave para resolver muitos problemas sociais. Famílias que funcionam bem criam comunidades livres de alcoolismo, abuso de drogas, crime e divórcio.

Um dos piores ataques aos valores familiares hoje vem da indústria do entretenimento e da mídia. Freqüentemente pregam uma mensagem baseada no sexo livre. O sexo é frequentemente usado para promover interesses puramente comerciais.

Acreditamos que o sexo pertence ao casamento. O sexo extraconjugal e antes do casamento tornam-se apenas elementos perturbadores no seu desenvolvimento mental e no desenvolvimento de um relacionamento íntimo com seu cônjuge.

Um dos princípios mais importantes que todos se beneficiariam imensamente em seguir é viver para os outros, ou seja, para os outros seres humanos, e servir e ajudar os outros.

Outro valor importante para a Federação das Famílias tem a ver com a relação com o meio ambiente. O ideal de Deus é que nós, humanos, demonstremos amor e cuidado com o que nos rodeia e criemos um mundo onde os humanos e a natureza/meio ambiente estejam em total harmonia uns com os outros.